A ANPD comunicou oficialmente que instaurou procedimento para apurar incidente de segurança ocorrido em instituição financeira.
Ao que consta, trata-se de vazamento de informações de chaves do Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX) que estavam sob a guarda do Banco do Estado de Sergipe S/A (Banese). O vazamento envolve dados pessoais de natureza cadastral, sem exposição de dados críticos que permitam a movimentação de recursos, acesso às contas ou outras informações.
Com a abertura do procedimento, a ANPD informou que atuará para garantir que os titulares sejam devidamente informados, para que sejam adotadas as medidas técnicas para evitar novos incidentes semelhantes e para que sejam tomadas ações cabíveis para reduzir o impacto do ocorrido.
O Banco Central também confirmou que adotou as ações necessárias para apuração detalhada do caso e que aplicará medidas sancionadoras que sejam previstas pela regulação do setor bancário.
Na mesma semana, a ANPD publicou Guia de Segurança da Informação para Agentes de Tratamento de Pequeno Porte, que indica medidas administrativas e técnicas de segurança da informação, além de um checklist para facilitar a visualização e compreensão de suas orientações.
As informações estão disponíveis nos sítios eletrônicos da ANPD e do Banco Central do Brasil.
Para mais informações ou suporte neste tema, nossa equipe especializada permanece à disposição.